O início
A Fazenda das Nogueiras é a realização de um dos projetos do empresário José Adalmir Ribeiro do Amaral, residente em Caxias do Sul na serra gaúcha. A propriedade, localizada no distrito de Criúva em Caxias do Sul, foi adquirida em 2004 e recebeu em 2006, os primeiros bovinos da raça Gir de linhagem de dupla aptidão. Em 2008, Ao perceber a vocação e a versatilidade da raça Gir para a produção de leite durante uma visita à maior exposição de raças zebuínas do mundo, a Expozebu em Uberaba/MG, Amaral resolveu direcionar seu trabalho visando a seleção de animais Gir Leiteiro. Foi em setembro de 2008 que chegaram na Fazenda das Nogueiras a duas primeiras matrizes, “Dançarina OCM” e “Elegância” oriundas do criador paranaense Olavo Cardoso Machado. As duas fêmeas estavam recém paridas, sendo ambas filhas de touros provados para a produção leite segundo o sumário de touros do PNMGL, o Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro, executado pela Embrapa em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL). Com o objetivo de multiplicar a genética recém chegada, foi nos meses de fevereiro e março de 2009 que se deu início aos trabalhos de transferência de embriões (TE) para a ampliação do plantel.
Impulsionada pelo crescimento e pela paixão pela raça, a Fazenda das Nogueiras vem promovendo a evolução constante de seu plantel, realizando investimentos em sêmen dos principais reprodutores disponíveis no mercado, bem como, em matrizes, prenhezes e embriões. Nestes anos, a Fazenda das Nogueiras já incorporou ao seu rebanho um seleto grupo de doadoras (matrizes com genética superior) oriundas dos principais criatórios pilares do Gir Leiteiro nacional, como a Fazenda Brasília, Agropecuária Palma, Fazenda Calciolândia, Gir Leiteiro Alto da Estiva, Fazenda Salobo, Gir Kenyo e Rio Vale Agronegócios, entre outros. Para impulsionar esta busca incessante por animais superiores e diferenciados, no ano de 2019 a Fazenda das Nogueiras investiu na aquisição de um pacote de embriões de oito matrizes Gir Leiteiro da Fazenda Calciolândia, cuja a seleção da raça foi iniciada há mais de 50 anos pelo Dr. Donato de Andrade, pai do reconhecido criador Gabriel Donato de Andrade. Hoje a Fazenda Calciolândia é referência internacional no que há de melhor em genética Gir Leiteiro no mundo.
Atenta às necessidades da pecuária leiteira em regiões tropicais e subtropicais, a Fazenda das Nogueiras iniciou em 2010, os primeiros acasalamentos entre as raças Gir Leiteiro e Holandês para a produção de exemplares Girolando. Com o passar dos anos, o projeto Girolando das Nogueiras foi tomando corpo, sendo construído com base nas melhores famílias possíveis de ambas as raças e com o auxílio das biotecnologias de reprodução para multiplicação e melhoramento genético. Atualmente, o Girolando está inserido juntamente ao Gir Leiteiro na produção diária de leite da propriedade, comprovando a sua vocação como uma raça reconhecida pelo seu elevado potencial produtivo, por sua versatilidade e por sua sustentabilidade na atividade leiteira.
Atualidade
A Fazenda das Nogueiras mantém o seu plantel Gir Leiteiro e Girolando em expansão, com exemplares regularmente apresentados aos técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando para registro genealógico. As matrizes Gir Leiteiro em lactação, são avaliadas por meio do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ leite max), através de suas participações no controle leiteiro oficial, o que permite a aferição de suas lactações e a obtenção de suas avaliações genéticas. Os resultados destas avaliações são considerados nas tomadas de decisão dos processos de seleção e acasalamentos para o melhoramento genético do rebanho. Para a condução de todo este trabalho de produção e seleção, a Fazenda das Nogueiras conta com uma engajada equipe composta por Técnicos em Agropecuária e Zootecnistas, além de consultorias especializadas prestadas regularmente por Médico Veterinário, Zootecnista e Engenheiro Agrônomo.
Propósito
A Fazenda das Nogueiras busca se manter como referência em Gir Leiteiro e Girolando no Rio Grande do Sul, investindo em genética de alta performance, bem como em biotecnologias de reprodução deste material. No Gir Leiteiro, o criatório foi o pioneiro no registro de animais frutos de transferência de embriões (TE) e de Fecundação In Vitro (FIV) no estado. Assim, a empresa orgulha-se também por ter sido o primeiro criatório gaúcho a fazer parte do quadro de associados da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), sendo integrante também da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCGZ), da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando (NGCGLG) e da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ). Para a Fazenda das Nogueiras, buscar ser referência não objetiva ser vista como a melhor, mas sim, ser sinônimo em credibilidade, seriedade e qualidade dos animais produzidos e comercializados. Hoje, animais com a marca da Fazenda das Nogueiras, podem ser encontrados em grande parte do Rio Grande do Sul.
Conquistas
Em sua primeira participação em exposições em 2010, a Fazenda das Nogueiras obteve resultados surpreendentes, conquistando importantes títulos em sua estreia nas pistas, como o grande campeonato de fêmeas da raça Gir Leiteiro na Expointer, a maior exposição agropecuária da América Latina realizada em Esteio na região metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Em 10 participações consecutivas, o criatório já soma inúmeros grandes campeonatos conquistados em machos e fêmeas, tendo como destaque, o tetra grande campeonato de machos Gir Leiteiro obtido pelo lendário reprodutor “Apolo das Nogueiras” nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2016. Em 2013, a Fazenda das Nogueiras passou a apresentar na Expointer os seus exemplares Girolando, onde conquistou em oito anos consecutivos, o grande campeonato de fêmeas ½ sangue. Além da Expointer, a fazenda já teve a oportunidade de participar de várias exposições pelo Rio Grande do Sul: Alegrete, Pelotas, Rio Pardo (ExpoAgro Afubra), Passo Fundo (Agrotecnoleite), André da Rocha e Esteio (Expoleite Fenasul). Soma-se também, as conquistas dos títulos de melhor criador e de melhor expositor da raça Gir Leiteiro no Rio Grande do Sul por vários anos, em circuito organizado pelo Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro e Girolando (NGCGLG). Em 2019, em sua 10ª participação consecutiva na Expointer, além os títulos conquistados nos julgamentos do Gir Leiteiro e do Girolando, o trabalho de seleção realizado pela Fazenda das Nogueiras foi agraciado com quatro prêmios especiais, recebidos pela primeira vez por José Amaral na Expointer: Prêmio "Destaques Correio do Povo Expointer 2019 - Categoria bovinos de leite"; Prêmio “Troféu Farsul/Banrisul - Categoria bovinos de leite” e os títulos de “Melhor criador da raça Gir Leiteiro” e de “melhor expositor da raça Gir Leiteiro” na Expointer 2019, demonstrando que o trabalho que vem sendo realizado está na direção que o caxiense José Amaral sempre sonhou.
Autoria: Msc. Nathã Carvalho
Zootecnista – Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
Mestre em Zootecnia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)