Logotipo

Referência em
Gir Leiteiro e Girolando
no Rio Grande do Sul

02/09/2019

Expointer 2019: Inesquecível para a Fazenda das Nogueiras

Além dos títulos obtidos em pista, foram conquistados prêmios especiais como “Destaques Correio do Povo”, “Troféu Farsul/Banrisul” e “Melhor criador e melhor expositor”


Inesquecível. Assim pode ser definida a participação da Fazenda das Nogueiras na 42ª edição da Expointer, a maior exposição agropecuária a céu aberto da América Latina realizada entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro em Esteio (RS). Projeto pecuário do empresário José Adalmir Ribeiro do Amaral situado em Caxias do Sul na serra gaúcha, a Fazenda das Nogueiras iniciou a criação de animais Gir Leiteiro em setembro de 2008. Em 2019, em sua 10ª participação consecutiva na Expointer, além dos títulos conquistados nos julgamentos das raças Gir Leiteiro e Girolando, o trabalho de seleção realizado pela Fazenda das Nogueiras foi agraciado com três prêmios especiais, recebidos pela primeira vez por José Amaral na Expointer.

Tido como o "Oscar" da Expointer, o prêmio "Destaques Correio do Povo Expointer 2019" encerrou, na noite de 01/09 (domingo), mais uma edição da feira. Expositores premiados em 16 categorias foram recepcionados na Casa Vetro em Porto Alegre, onde receberam a distinção, que tradicionalmente marca o final da mostra agropecuária. Vencedora na categoria "bovinos leiteiros" a Fazenda das Nogueiras participou da Expointer 2019 com cerca de 20 exemplares das raças Gir Leiteiro e Girolando, conquistando dois grandes campeonatos e cinco reservados de grandes campeonatos, além de outros títulos. No evento, José Amaral recebeu o troféu das mãos do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, e do deputado federal Pompeo de Mattos em noite de gala na capital gaúcha. Antes desse marcante momento, a premiação do “Troféu Farsul/Banrisul” realizada na noite de 30 de agosto no lounge da pista central do parque de exposições Assis Brasil também condecorou a Fazenda das Nogueiras como vencedora na categoria bovinos leiteiros.

O desempenho dos 14 exemplares Gir Leiteiro na pista de julgamento, rendeu à Fazenda das Nogueiras os títulos de “Melhor criador da raça Gir Leiteiro” e de “melhor expositor da raça Gir Leiteiro” na Expointer 2019, ao somar 605 pontos contabilizados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), nesta que foi a primeira mostra homologada pela entidade no Rio Grande do Sul. A premiação foi entregue na noite de 28 de agosto na sede da Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) pelo atual diretor e futuro presidente da ABCZ, Sr. Rivaldo Machado Borges Júnior e pelo atual presidente da ACGZ, Sr. Fábio Bittencourt.

De acordo com José Amaral, todas as conquistas obtidas na Expointer 2019 coroam um trabalho realizado por muitas mãos durante todo o ano na propriedade. “É um momento ímpar! Estamos colhendo os frutos de um trabalho realizado em equipe, pois é mérito de todos que estão conosco” afirmou.  

COMPARTILHAR