Logotipo

Referência em
Gir Leiteiro e Girolando
no Rio Grande do Sul

27/08/2019

Reservados de grandes campeões Gir Leiteiro da Expointer 2019 são da Fazenda das Nogueiras

Seleção de José Amaral conquistou os títulos de reservada de grande campeã, reservado de grande campeão e reservada melhor novilha


O julgamento da 10ª Exposição Gaúcha de Gir Leiteiro, realizada paralelamente durante a Expointer 2019 de 24 de agosto a 1º de setembro em Esteio (RS) premiou o trabalho de seleção desenvolvido na Fazenda das Nogueiras em diferentes categorias e campeonatos no dia 25 de agosto. As principais conquistas ocorreram nas grandes finais da raça, onde a primípara “Havana FIV das Nogueiras” (Diamante TE Brasília x MAAB Ladeira Jaguar) foi escolhida como a reservada de grande campeã, apresentando-se em sua primeira lactação. Ainda entre as fêmeas, na disputa de melhor novilha, a jovem “Jóia das Nogueiras” (Jaguar TE do Gavião x Diopa FIV Alto da Estiva), foi apontada como a reservada melhor novilha da exposição. Entre os machos, “Herói das Nogueiras” (Jaguar TE do Gavião x Fabel Sansão Eca Fiv) foi escolhido como o reservado de grande campeão. A Med. Vet. Drª Tatiane Almeida Drummond Tetzner, pertencente ao colégio de jurados oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi a jurada responsável pelo julgamento.

Participante da Expointer desde a primeira participação da raça Gir Leiteiro no evento em 2010, a Fazenda das Nogueiras já acumula três grandes campeonatos de fêmeas (2010, 2013 e 2018) quatro grandes campeonatos de machos (2012, 2013, 2014 e 2016) e dois títulos de melhor novilha (2012 e 2018), além de vários campeões de campeonato e de categorias. O desempenho dos 14 exemplares Gir Leiteiro na pista de julgamento, rendeu à Fazenda das Nogueiras os títulos de “Melhor criador” e de “melhor expositor” da raça na Expointer 2019, ao somar 605 pontos contabilizados pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), nesta que foi a primeira mostra homologada pela entidade no Rio Grande do Sul.

Outros campeonatos conquistados na raça Gir Leiteiro pela Fazenda das Nogueiras na 42ª Expointer:

- Jóia das Nogueiras: Campeã novilha menor
- Juma das Nogueiras: Campeã novilha maior
- Havana FIV das Nogueiras: Campeã fêmea jovem
- Epopéia FIV das Nogueiras: Campeã vaca adulta
- Jipe das Nogueiras: Reservado de campeão bezerro
- Jaleko das Nogueiras: Reservado de campeão júnior menor
- Júpter das Nogueiras: Campeão júnior maior
- Herói das Nogueiras: Campeão touro jovem

* Nomes de animais em itálico: Clique sob o nome do animal e saiba mais sobre ele!

COMPARTILHAR